sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CONVITE

CONVITE
O Prof. Henrique Napoleão de Andrade Figueiredo fará o lançamento de seu livro “O Brilho dos Cisnes”, um romance autobiográfico, uma linda história de amor, real, verdadeira, retratando a vida do autor em sua luta para conquistar sua amada, que mostra a força de um sentimento sublime, rompendo barreiras... superando obstáculos.
Sua presença é muito importante no dia 23/12/09, no Salão Paroquial, em Campanha, MG, às 20 horas, com a seguinte programação:

·Apresentação de sua filha Biah Carfig, atriz e cantora que atua em São Paulo e pelo Brasil.
·Currículo do autor e apresentação do livro.
·Noite de autógrafos e Coquetel.

domingo, 4 de outubro de 2009

DA NOVELA PARAÍSO

A novela Paraíso, em seu último capítulo, apresentou mais uma vez pelo personagem Zeca uma visão de Deus que acho linda e verdadeira. É uma mensagem de amor, da presença de Deus e as diversas maneiras para constatarmos Sua inegável existência. Valeu a pena voltar o DVD diversas vezes para conseguir copiar o texto de Benedito Ruy Barbosa que me encantou e me fez muito feliz em ter Deus no coração. Assim, enquanto Zeca abraçava e beijava seu grande amor Maria Rita, a Santinha, ouvimos sua narração:
“Eu imagino Deus como a fonte de toda a energia que criou e que mantém o equilíbrio do universo. Eu vejo Deus na flor e na abelha que suga o néctar da flor para produzir o mel. Eu vejo Deus no pássaro que devora a abelha e no homem que devora o pássaro e no verme que devora o homem. Eu vejo Deus em cada estrela no céu, nas minhas noites nas pousadas e nos olhos tristes de cada boi, ruminando na invernada. Eu só não vejo Deus é no homem que devora o homem. Por isto, acho que ainda tenho muito que aprender nestes caminhos da vida.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PARA DESCONTRAIR

Um velho acaba de morrer. O padre encomenda a alma e faz rasgados elogios ao defunto:
- O finado era um óptimo marido, um excelente cristão, um pai exemplar!!...
A viúva vira-se para um dos filhos e diz-lhe ao ouvido:
- Vai até o caixão e vê se é mesmo o teu pai que está lá dentro...



A freira vai ao médico:
- Doutor, estou com um ataque de soluços horrível. Não consigo comer, nem dormir... nada.
- Tenha calma, irmã, que vou examiná-la. Ele examina-a e diz:
- Irmã, a senhora está grávida! A freira se levanta em pânico e sai correndo do consultório. Uma hora depois o médico recebe um telefonema da madre superiora do convento:
- Doutor, o que é que disse à irmã Carmem?
- Madre superiora, como ela tinha uma forte crise de soluço, passei-lhe um susto dizendo que estava grávida. Ela parou de soluçar?
- Sim, a irmã Carmem parou de soluçar, mas o padre Paulo fez as malas e sumiu!!!



Um burro morreu em frente de uma Igreja e como uma semana depois o corpo ainda estava lá, o padre resolveu reclamar ao Presidente da Junta.
- Presidente, está um burro morto á frente da Igreja há quase uma semana!
E o Presidente, grande adversário político do padre, alfinetou:
- Mas Padre, não é o senhor que tem a obrigação de cuidar dos mortos?
- Sim, sou eu! Mas também é minha obrigação avisar os familiares!



A meio da noite, o padre passa perto de um cemitério e leva o maior susto quando escuta:
- Hum, hum, hum!
O padre para, reza um pai-nosso, faz o sinal da cruz, enche-se de coragem e pergunta:
- Do que é que essa pobre alma está precisando?
- De Papel higiénico !!

- Padre, ontem eu dormi com meu namorado.
- Mas isso é pecado, e pecado mortal minha filha. Reze cinco vezes o Pai Nosso, de penitência!
A jovem fica mais algum tempo ajoelhada, pensa um pouco, e depois pergunta:
- Se eu rezar 10 posso dormir com ele hoje de novo?




terça-feira, 21 de julho de 2009

MENSAGEM DO DIA DO AMIGO

Amigo é um Anjo que está sempre ao nosso lado, mesmo que na distância.
É aquele que compartilha nossas alegrias e minimiza nossas tristezas.
É aquele que se cala nas horas certas e dentro desse silêncio nos diz tudo...
É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!
Amigo verdadeiro é Anjo, é Paz, é Tudo.

Aos amigos, meu grande abraço.




quarta-feira, 10 de junho de 2009

CORPUS CHRISTI

O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida.
O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Acrescentando:

Valter Maurício Goedert, em seu livro Eucaristia - Pão para a vida do mundo, endossa: "A celebração da Eucaristia amplia os horizontes mesquinhos de vivência cristã, torna-nos co-responsáveis pela construção de um mundo mais solidário, faz-nos avançar para as águas mais profundas do amor a Deus e aos irmãos. A comunhão com Cristo conduz à convivência fraterna com as pessoas, com a natureza, com toda a criação."

terça-feira, 12 de maio de 2009

MEU DEUS

Recentemente, na novela Paraíso, TV Globo, de autoria de Benedito Ruy Barbosa, numa cena comovente entre o personagem Zeca e o padre Bento, complementada dias depois noutra cena entre o Zeca e Mariana, mãe de Santinha, ela dá uma versão sua de como vê Deus. Achei muito bonita e consegui retratar o texto da melhor forma possível.
Normalmente, pensa-se em Deus de um modo tradicional ensinado nos catecismos. Mas se pensarmos bem, veremos a autenticidade da maneira como o personagem Zeca reproduz o sript de Benedito Ruy Barbosa. E o faz de forma comovente, com palavras que encerram uma beleza ímpar para o texto do autor.

Conversando com o padre, Zeca é perguntado se acredita em Deus. Sim, padre, eu acredito em Deus. Não neste Deus que julga, pune e condena, mas neste que comanda o universo, que pode ser chamado por muitos nomes, que no fundo é um só. Deus não está preso no altar de uma igreja. Ele está no céu, nas noites estreladas que embalam meu sono nas redes das pousadas. Está no sol que nasce se põe todos os dias no horizonte. Está na flor que desabrocha, no beija-flor que a beija e espalha suas sementes. Está na revoada dos pássaros, nos trovões e nas ventanias, na chuva que cai, fertilizando a terra.

O texto é complementado noutra cena da novela entre o Zeca, Santinha e sua mãe. Novamente indagado se acredita em Deus por dona Mariana, ele diz que sim. Deus é a energia que rege o universo e mantém o equilíbrio. Meus Deus está no fio d’água que brota da terra e segue adiante, formando os rios. Está no inseto que suga o néctar das plantas, espalhando suas sementes pelos campos e pelas matas. Meu Deus está nas mãos do homem que semeia e colhe o trigo e nas mãos que transformam o trigo em pão. Meu Deus está presente nas estrelas do firmamento e no sol que aquece a terra, no ar que respiramos. Meu Deus está no milagre da vida que se repete cada dia. Está em cada gesto de amor.

Um texto brilhante, uma verdade incontestável. Este é o Deus de verdade, que nos ama, nos protege, realiza nossos sonhos, nos freia nesta vida para que participemos do Seu Reino. Por mais nomes que dêem a Ele neste planeta, ele é único. Seus ensinamentos se resumem no amor, mas não basta segui-los. É preciso mais, temos de praticá-los, amando-nos sempre uns aos outros.

terça-feira, 5 de maio de 2009

QUEM TEM MEDO DE DARWIN?

Com este título, Frei Antônio Moser, OFM, faz uma reflexão muito intererssante e verdadeira da nossa origem. Leiam e reflitam:
"Em todos e em cada um dos períodos da história humana, podem ser encontradas pessoas que deixaram marcas de genialidade. Isto também ocorreu nos últimos séculos. Entre muitos outros, três nomes serão sempre lembrados: Sigmund Freud, Karl Marx e Charles Darwin. O primeiro mergulhou nos mistérios do inconsciente; o segundo, na dialética socioeconômica; o terceiro, nos mistérios da evolução das espécies. A atual celebração do bicentenário de nascimento de Darwin propiciou uma série de reportagens, destacando os mais diversos aspectos.Todos os gênios têm uma espécie de intuição muito profunda que revoluciona as compreensões anteriores sobre determinado aspecto da realidade. Todos eles, contudo, padecem das mesmas limitações do comum dos mortais: sua genialidade não os preserva nem de certos exageros nem de eventuais erros; sobretudo no que diz respeito às interpretações feitas posteriormente. Uma interpretação adequada das teorias e teses sempre pressupõe que se esteja atento; seja ao contexto do pensador, seja ao dos seus intérpretes, seja ainda às ideologias, particularmente dos intérpretes.Assim causa nenhuma admiração que também Darwin, genial pioneiro num ramo tão delicado da ciência, seja interpretado das mais diversas maneiras. Ora, vem apresentado como se fosse uma espécie de "ser híbrido", ora como se fosse um dos grandes demolidores das concepções bíblicas referentes à criação. De quebra, envolto por uma auréola quase divina, a Darwin se atribui a capacidade de dividir a humanidade em dois grandes blocos: o dos ignorantes, que ainda acredita na Bíblia, e o dos iluminados, pela infalibilidade daquilo que se denomina ciência.Para ilustrar estas diversas leituras convém evocar aqui duas reportagens, de duas conhecidas revistas: Época e Veja. Os títulos e subtítulos das reportagens já dizem tudo. A chamada da Época: "Darwin 200 anos. Novas pesquisas genéticas revelam os erros do maior cientista do século XIX". A chamada da Veja: "Uma guerra de 150 anos. Por que Charles Darwin não conseguiu expulsar Adão e Eva dos livros escolares". Para a primeira, sem perder nada do seu brilho, Darwin não dispunha dos suportes que hoje temos para perceber todas as implicações de suas teorias. Para a segunda reportagem, Darwin não apenas colocou a versão bíblica de lado, como disse mais ou menos tudo sobre os mistérios da vida. Neste contexto cabem algumas observações, que em nada desmerecem a figura de Darwin como cientista. A primeira é sobre teorias científicas: hoje, mais do que nunca, fica cada vez mais claro que abordagens realmente científicas nunca, se apresentam como conclusivas. As ciências são um convite permanente para a humildade: tudo o que existe é tão complexo que, quanto mais descobrimos, mais percebemos o quanto falta descobrir. Ou seja, por mais paradoxal que possa parecer, nada é mais evolutivo do que o campo das ciências.A segunda observação, que diz respeito aos relatos bíblicos: qualquer pessoa de formação religiosa média sabe que nos 72 livros da Bíblia, escritos em contextos e épocas diferentes - um certo número deles por autores diferentes - existem muitos e diferentes gêneros literários. E um desses gêneros fica evidenciado no Livro do Gênesis, mais particularmente nos 11 primeiros capítulos. Ali encontramos relatos que traduzem uma compreensão profunda dos mistérios da vida e, sobretudo, dos seres humanos. Acontece que tais relatos não se apresentam como "históricos", no sentido atual do termo, mas como relatos sapienciais. Ainda que um certo número de pesquisas venha comprovar um bom número de referências bíblicas ("E a Bíblia tinha razão"), o livro sagrado aponta em outra direção: a busca do sentido último de tudo aquilo que existe, e não a precisão científica. Os escritos bíblicos querem revelar aos seres humanos seu lugar e sua missão no universo. Querem, sobretudo, levar os seres humanos a compreenderem os planos de um Deus que não apenas está na origem da criação, como acompanha amorosamente seus filhos e filhas, a quem confiou a administração de tudo. Dos seres humanos, Deus só exige uma coisa: que sejam sábios e procedam com sabedoria, perguntando- se sempre pelo sentido de tudo o que existe. A terceira observação: não podemos negar a existência de grupos fundamentalistas que, em nome da ciência ou da religião, absolutizam o que é relativo e relativizam o que é absoluto. E, no entanto, um espírito de observação mais cuidadoso sempre nos levará a uma conclusão, esta sim, científica: todos somos convidados a evoluir sob todos os prismas. Quem não evolui se fossiliza. A diferença entre o sábio e o pretensioso é que o primeiro sabe que tudo evolui dentro de uma continuidade, enquanto que o segundo dogmatiza o que não passa de uma teoria relativa. Assim a fossilização não acontece apenas em alguns círculos religiosos; acontece igualmente em círculos de pessoas que, em nome da ciência, julgam deter a primeira e a última palavra sobre todas as coisas."

EVOLUÇÃO - UMA IMPOSSIBILIDADE MATEMÁTICA! As espécies evoluem sim, mas dentro das próprias espécies. Os macacos evoluem como macacos; os homens evoluem como homens e assim por diante.

Estima-se que a menor molécula teoricamente possível e capaz de se duplicar teria que possuir 124 proteínas e 400 aminoácidos. Qual a possibilidade de, ao acaso, surgir uma molécula assim? A possibilidade é de 1 para 1 seguido de 14.136 zeros! Isto somente para se formar as 124 proteínas. E, para formar o menor de todos os organismos vivos, este número seria 1 para 1 seguido de 64.350 zeros! E este cálculo é bem otimista, porque há ainda vários fatores químicos e físicos que complicariam uma "evolução real". Qualquer pessoa de bom senso concluirá: a origem da vida não se deu ao acaso - um Criador certamente fez os arranjos necessários para que a Terra fosse habitada. Ou seja: é necessário mais fé para crer que tudo não passou por um acaso do que crer que um Ser Poderoso é que organizou e fez surgir a vida em nosso planeta! Bizarro, não? Portanto, meus caros, só Deus pode ter dado o pontapé inicial em tudo isso, dotando-nos especialmente de uma alma, uma energia que nos move e nos levará de volta a Ele.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PÁSCOA

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de Ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ouço desde menino sobre nossa cidade o dito popular: "Campanha é uma ótima madrasta e péssima mãe". O pior é que a coisa se comprova sempre. A cidade tem muitos filhos competentes, mas gosta de privilegiar quem é de fora, principalmente para ocupar certos cargos importantes. Dá a impressão de que aqui não temos pessoal com competência para desempenhar estes papeis. Chega a dar vontade de ir embora, onde talvez possamos ter o valor que se merece. Não sou contra as pessoas de outras cidades, muito pelo contrário, conheço várias da maior capacidade e integridade. O que me incomoda é contastar que o dito popular realmente é verdade, apesar de tantos campanhenses competentes. Por que falar disso agora? O evangelho de hoje me fez pensar nisso. Se aconteceu com Jesus, quem somos nós reles mortais! Veja Pregação em Nazaré - Lc 4, 24-30:

"Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: “Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta de Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no ao alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho".

A reação dos habitantes de Nazaré, diante da pregação de Jesus, foi de aberta rejeição. Foi tal o desprezo pelas palavras do Mestre, que eles decidiram eliminá-lo lançando-o de um precipício. É possível imaginar a decepção de Jesus, diante da rejeição de seus conterrâneos. Ele tentou compreender a situação, rememorando as experiências de profetas do passado que, rejeitados por seu povo, foram bem acolhidos pelos estrangeiros.

Ah, se pudéssemos passar por meio deles diante dos precipícios!

terça-feira, 10 de março de 2009

O BELO TEMPO DA QUARESMA

Publico um texto do arcebispo de Londrina, Paráná, Dom Orlando Brandes, um texto bonito, uma grande mensagem, digna de nossa reflexão:
Quaresma não é tempo de tristeza nem cara feia. É ocasião para estreitar nossa amizade com Jesus e assumir seus pensamentos, sentimentos, critérios e valores. A beleza da quaresma está em adquirirmos a liberdade interior, desvinculando- nos do mal e do pecado. Assumir nossas sombras, curar nossas feridas, libertar nossa alma para a prática do bem fraterno e do bem comum, faz parte da penitência quaresmal.A beleza da quaresma consiste ainda em realizar nestes quarenta dias uma romaria ao nosso interior, através de um retiro diário. Quanta riqueza contém os evangelhos da paixão de Nosso Senhor. É preciso meditá-los para ali, na escola de Jesus, aprendermos a admirar a imensidão do amor de Deus, a desagregação que vem do pecado e a recriação da humanidade. Como não deixar-se atrair pelo sangue de Jesus? Suas chagas e o coração transpassado? Seu jeito de rezar, de catequizar, de viver cada etapa do seu processo, condenação e execução na cruz? É impossível não ser tocado por sentimentos de assombro e admiração perante a atitude filial de Jesus no sofrimento, sua fineza no trato com as pessoas, sua solidariedade mesmo sendo a vítima inocente? Quaresma é tempo para fazer a experiência do encantamento pela pessoa de Jesus Cristo, para conhecê-lo interiormente, amá-lo ardentemente e seguí-lo generosamente. Em Jesus vemos o rosto do Pai e encontramos o nosso verdadeiro eu. Daí a necessidade de fixar nossos olhos nele.Quem encontra Jesus Cristo tem a vida plenificada e a alegria de viver. Tem razões para sofrer e vencer, para amar inclusive a quem nos rejeita. Jesus faz a vida livre, nova, bela e grande. A amizade com Jesus abre as portas para grandes possibilidades, para a dilatação do coração e para a transformação da realidade.Quem crê em Jesus Cristo passa da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido, das trevas para a luminosidade, do desalento para a esperança. Portanto, conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é acolher a verdade do evangelho, torná-lo conhecido é oferecer o maior tesouro a todos os povos, através da missão.A beleza da quaresma se expressa na oração, jejum e partilha (esmola). A oração coloca em ordem nossa relação com Deus, o jejum modera nosso egoísmo, especialmente o orgulho e as paixões, a partilha (esmola) é expressão do amor fraterno. Eis a espiritualidade quaresmal.Morrer ao pecado e nascer para a vida nova, é uma páscoa cotidiana. Estamos sempre em páscoa, isto é, em passagem do mal para o bem, da mentira para honestidade, da vingança para a misericórdia. É um processo de conversão permanente, um combate ético e espiritual. A quaresma pede um jeito novo de viver e um ritmo diferente na vida cotidiana cujo objetivo é alcançar o amor fraterno. O coração do cristianismo é o amor sem medidas, sem limites, sem recompensas e interesses. Amar do jeito que Jesus amou. Ele amou primeiro, de modo incondicional, amor universal, amor de entrega e doação de si. Jesus é a visibilidade do amor de Deus e protótipo do amor humano.Meditando a paixão de Jesus, somos tomados de maravilhamento por Deus e de compaixão com os irmãos. A beleza da quaresma se expressa no aumento da fé, da esperança e do amor. Paulo apóstolo aconselha-nos a crucificar o mundo, a carne, as paixões e, por outro lado, a carregar a cruz dos irmãos. Hoje os crucificados do mundo são muitos. Existe pois a paixão do mundo que são os sofrimentos da humanidade. Até a natureza geme e sofre, esperando a libertação. A paixão de Jesus redime todas estas paixões e abre as portas de um mundo novo, que chamamos, reino de Deus.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ENFIM, PUBLICADO!!!

Caros amigos,

Como disse, realizei um sonho. Agora o meu livro O Brilho dos Cisnes já está à venda no site da Livraria Corifeu da Editora Corifeu no Rio de Janeiro. Podem visitar, examinar e comprar o livro no link http://www.corifeu.com.br/index.asp?secao=2&categoria=49&subcategoria=0&id=249

Um abraço a todos.
Nap Figueiredo

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SONHO REALIZADO


Um dia sonhei em escrever um livro. Parecia um sonho impossível. Mas comecei. Diante da tela de meu computador, deixei as letras seguirem carregando tudo o que sentia na alma. Como um rio que segue os contornos das terras e barrancos, as letras apareciam na tela com a minha imaginação as vendo deitar sobre o papel como o prazer do corpo nu que se deita sobre o leito.

Hoje, olho o horizonte onde o sonho se agarra à realidade, onde os montes e o mar se encontram com o céu. Sinto no rosto uma brisa suave, no abdômen, um frio estranho. Meu livro está sendo publicado. Em pouco tempo estará no site da Editora Corifeu para ser vendido na Livraria Virtual. Sonho realizado. Escrevi a história que vivi com minha esposa. Expressei nossa realidade, recheando-a com a tecnologia da ficção. Nosso romance transcende a vida comum e se encaminha rumo à literatura. Nasce O Brilho dos Cisnes, uma autobiografia com retoques ficcionais, uma linda história de amor, real, verdadeira, retratando a nossa vida, a nossa luta para conquistar a felicidade, que mostra a força de um sentimento sublime, rompendo barreiras ... superando obstáculos... desafiando as dificuldades.
Nap Figueiredo

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EVENGELIZANDO 2

O evangelho de hoje, dia 9 de fevereiro, em perfeita conssonância com o de domingo, fala das curas de Jesus: (Curas em Genesaré - Mc 6, 53-56). Naquele tempo, tendo atravessado o mar, Jesus e seus discípulos foram para Genesaré e atracaram. Logo que desceram do barco, as pessoas reconheceram Jesus. Percorriam toda a região e começaram a levar os doentes, deitados em suas macas, para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, em toda parte onde chegava, povoados, cidades ou sítios do campo, traziam os doentes para as praças e suplicavam-lhe para que pudessem ao menos tocar a barra de sua roupa. E todos os que o tocavam ficavam curados.

E, o Papa Bento XVI durante a oração do Angelus junto aos fiéis congregados na Praça de São Pedro no dia de ontem, entre outras coisas, disse: "Apesar da enfermidade formar parte da existência humana, nunca conseguimos habituar-nos a ela, não só porque às vezes chega a ser pesada e grave, mas essencialmente porque estamos feitos para a vida, para a vida completa. Justamente nosso «instinto interior» nos faz pensar em Deus como plenitude de vida, e mais, como Vida eterna e perfeita. Quando somos provados pelo mal e nossas orações parecem resultar vãs, surge em nós a dúvida e, angustiados, nos perguntamos: qual é a vontade de Deus?

É precisamente a esta pergunta que encontramos respostas no Evangelho. Por exemplo, na passagem de ontem lemos que «Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam» (Mc 1, 34); em outra passagem de São Mateus se diz que «Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo» (Mt 4, 23).

Jesus não deixa dúvidas: Deus – do qual Ele mesmo revelou seu rosto – é o Deus da vida, que nos livra de todo mal. Os sinais deste poder seu de amor são as curas que realiza: demonstra assim que o Reino de Deus está perto, restituindo os homens e mulheres a sua plena integridade de espírito e de corpo. Digo que estas curas são sinais: guiam para a mensagem de Cristo, nos guiam para Deus e nos dão a entender que na verdade a mais profunda enfermidade do homem é a ausência de Deus, da fonte da verdade e do amor. E só a reconciliação com Deus pode dar-nos a verdadeira cura, a verdadeira vida, porque uma vida sem amor e sem verdade não seria verdadeira vida. O Reino de Deus é precisamente a presença de verdade e de amor, e assim é cura no profundo de nosso ser.
Graças à ação do Espírito Santo, a obra de Jesus se prolonga na missão da Igreja."

Pois é, caros amigos, a passagem de hoje do evangelho complementa as curas feitas por Jesus e, como cristãos, emprestando a todas as partes do mundo nossas mãos, nossos olhos, nossos corações a Cristo, o verdadeiro médico dos corpos e das almas, estaremos contribuindo para a evangelização na busca do Reino de Deus.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

EVANGELIZANDO 1

"VOCÊ PODE VOAR COMO A ÁGUIA"

A águia vive bem até 40 anos. Nessa idade ela precisa renovar-se ou então morrerá.
Ela vai, então, para o alto da montanha. Lá troca seu bico, suas unhas e suas velhas penas. Renovada, lança-se num grande vôo para viver mais 30 anos.
Seria bom fazer como a águia! Abandonar as coisas velhas e começar uma nova vida!
Alguém pode nos ajudar, Jesus, o Filho de Deus, veio trazer vida a todos nós. Ele disse: vida com abundância. Quem crê em Jesus recebe o perdão dos pecados. Começa uma nova vida.
Não importa a idade. Não mais sozinho, mas andando com Deus. Medo nunca mais. Fraqueza nunca mais. Agora tem a força renovada por Deus. Veja o que a Bíblia diz: “Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”(Isaías 40:30-31)

Fonte: ABS Vida

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO

DUAS ESCOLHAS
Luís é o tipo de cara que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer.
Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo: “Ah.. Se melhorar, estraga”.
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luís estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei: “Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo”. “Como faz isso” ?
Ele me respondeu: “A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo”: “Luís, você tem duas escolhas hoje: Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor”.
A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha. Você escolhe como reagir às situações.
Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida. Eu pensei sobre o que o Luís disse e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luís um dia cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã. Foi rendido por assaltantes.
Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele. Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. Encontrei Luís mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu: “Se melhorar, estraga”. Contou-me o que havia acontecido perguntando: “Quer ver minhas cicatrizes”?
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto. A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu. Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas: “Poderia viver ou morrer”. “Escolhi viver”!
Você não estava com medo? Perguntei. “Os para-médicos foram ótimos”. “ Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom”.
“Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado”.
Em seus lábios eu lia: “Esse aí já era”. Decidi então que tinha que fazer algo. O que fez ? Perguntei.
Bem. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.
Eu respondi: "sim". Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei; “Sou alérgico a balas”!
Entre risadas lhes disse: “Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto”.
Luís sobreviveu graças à persistência dos médicos... mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.
E com isso, aprendi que todos os dias, não importa como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente. Afinal de contas, “ATITUDE É TUDO”. “PENSAR POSITIVO É O CAMINHO”!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

EVANGELIZAR É PRECISO!

Baseando-me num texto da revista Brasil Cristão do Pe. Alírio, SCJ, faço esta reflexão no intuito de começar a fazer a minha parte na tarefa de evangelizar.
2009 rompe célere após as festas de fim de ano. O relógio do tempo não para, nossas vidas também caminham em frente. São tantas as inovações tecnológicas, progresso nas ciências, nas diversas áreas mundo afora, grandes transformações atingem as religiões. Paralelamente ao progresso extraordinário, imensos problemas afetam a humanidade. Quantas pessoas ainda vivem em condições de miséria e pobreza, sentindo o flagelo da fome? Faltam condições dignas de vida, de trabalho, de educação, oportunidade de algo melhor. Faltam moradias, habitação condizente com o ser humano. Os países ricos mostram sua ganância às nações não desenvolvidas. Conhecemos bem estes problemas, mas seria ingenuidade nossa pensar que com surgimento de um ano novo, tudo vai mudar como num passe de mágica. Os problemas continuam. Os fogos do réveillon não mudam o caminhar da humanidade, nem os corações das pessoas e, muito menos, as dificuldades e flagelos que afloram o mundo.
E nós? Vamos cruzar os braços, desiludidos, pessimistas, pensando negativamente? Acredito que não! O pensamento positivo atrai o que é bom.
Não está em nossas mãos o poder de transformar todos os corações para criar uma “nova terra” para uma humanidade feliz. Mas dar a nossa contribuição. O mundo se acaba por falta de Deus. Se todos se voltassem para Deus de todo o coração, em pouco tempo surgiria uma nova sociedade. Nossa parcela de colaboração para a transformação da humanidade está na evangelização, está em levar Deus ao coração das pessoas. Isto podemos fazer onde quer que estejamos, em casa, no trabalho, na cidade, pela Internet e assim por diante.
Madre Teresa de Calcutá disse que “evangelizar é ter Deus no coração e levar Deus ao coração dos irmãos”. Então, para ajudar a transformar nossos irmãos, primeiro precisamos ter Deus em nosso coração. Precisamos conhecer cada vez mais o Deus verdadeiro Uno e Trino, apaixonarmo-nos progressivamente por Ele, por seus ensinamentos, seus mandamentos, conselhos. Só em Deus encontramos nossa realização e felicidade maiores, pois “o nosso coração anda irrequieto enquanto não repousar em Deus”, disse Santo Agostinho.
Ao mesmo tempo, somos convocados por Jesus para levar Deus ao coração dos irmãos. “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20). Jesus sabia e sabe que uma “nova terra” só pode acontecer quando os corações acolherem Deus e Seus ensinamentos.
Evangelizar é preciso! Cada um de nós, tendo o Deus Uno e Trino no coração, sentindo o brilho de Sua Luz divina, saberemos distinguir com exatidão o bem do mal, o bom do mau, o justo do injusto, o correto do errado, o bom caminho de vida, do mau caminho.
Façamos nossa parte, falemos de Jesus, de Seu evangelho, de Sua Igreja, de Seus ensinamentos. Falemos em nossa família, com nossos vizinhos, na escola, onde quer que possamos atuar. Assim, teremos a graça extraordinária de “ter Jesus ressuscitado como Salvador e Senhor”.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

MEU FILHO, MINHAS FILHAS ...


Há um bom tempo atrás, vocês chegaram de mansinho para conquistar meu coração. Quando se anunciaram, encheram de ansiedade o coração de sua mãe e me encheram de encantamento de ser pai. Entre as noites de sono perdidas por sua mãe, tentando ajeitar a barriga de uma forma ou outra, aguardei ansioso a chegada de cada um. Lembro-me entre eufórico e preocupado quando ouvi pela primeira vez seus coraçõezinhos batendo num ritmo alucinado, seus pulinhos no ventre de sua mãe. Como é linda a criação de Deus!
No dia dos nascimentos, segurei as lágrimas para não chorar de emoção. Achava que homem não deveria chorar. Precisava ser forte para cuidar de vocês. Meio desajeitado, segurei seres tão frágeis, tão pequenos à medida em que me agigantava para tomar conta de vocês. Espero ter dado o carinho e o amor suficientes. Espero ter dado o ensinamento necessário para vida. Lutei para que ninguém os magoasse, para que todos se orgulhassem de vocês.
Do meu jeito, procurei ser o melhor pai do mundo. Sonhei em dar-lhes tudo de melhor, de trazer o mundo até vocês. Quanto orgulho quando deram os primeiros passos. Quantas vezes me tornava criança novamente, brincando, gravando suas vozes naquele velho aparelho que não existe mais. Quanta alegria aos vê-los que seguiram os caminhos da vida com determinação. Procurei ensinar-lhes o melhor, mas também aprendi muito com vocês.
Agora choro. Choro, porque aprendi que um homem pode chorar. Vocês cresceram, partiram e continuando me alegrando. Cada um do seu jeito.
Lutem sempre pelos seus ideais. Tenham sempre Deus em seus corações. Acreditem que o mais importante neste mundo não é o que se tem, o que se compra, o cargo ou a função que se ocupa, o importante é amar.
Afinal, ser pai é estar disponível, é se emocionar, é ser amigo, é ser avô, é ser mestre, é amar a mãe de vocês, é ser como Jesus, educando e praticando seus ensinamentos para alcançarmos as bênçãos divinas.
Cada dia agradeço ao Senhor por ter me abençoado com filhos maravilhosos, especiais, admiráveis. Amo vocês.

Seu pai.