
Idoso? O que é ser idoso?
Dizer-se que um indivíduo pertence à “melhor idade” muitas vezes pode
ser extremamente cruel. Isso porque freqüentemente a realidade difere muito das fantasias que se criam com a propaganda e o marketing. Melhor idade por quê? Porque se obtém “privilégios” como os de não enfrentar filas ou andar de graça nos ônibus? Isto é muito pouco para quem tanto deu de si para os outros e para o mundo.
Por um lado, o aumento da expectativa de vida é motivo de alegria, porque iremos desfrutar por muito mais tempo da convivência com aqueles que amamos, mas também de preocupação, porque a saúde se torna progressivamente mais frágil.
O importante é procurarmos desfrutar da melhor qualidade de vida que possamos ter. Continuar nossos sonhos de realizações, viajar, curtir a vida, praticar exercícios físicos, servir a Deus e ao próximo. Amar.
Podemos até ter algumas limitações, mas o que importa, na verdade, é de que maneira estamos vivendo cada um dos nossos dias. Vivamos na plenitude. Estou sim completando 65 anos, mas sinto-me com vitalidade. Meus sonhos permanecem vivos. Com minha esposa, caminhamos rindo, gargalhando muitas vezes. Evidentemente, também sabemos chorar porque há perdas nesta vida. Acho que este é o grande truque para envelhecermos bem.
Viver cada dia como se fosse último, mas com a certeza de que viveremos eternamente. Sim, eternamente, no Reino que Deus preparou para nós. Ao Seu lado. Em Seu convívio e no daqueles que amamos e estamos aprendendo a amar. Com fé. Afinal, como já foi dito, os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. Agradeço muito a Deus, à Trindade Santa pela vida que tenho, pela esposa que Ele me deu, filhos, netas, família, amigos, pelo grande amor que sinto e é combustível para minhas realizações. Obrigado sempre, Senhor!
Napoleão