quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A MISSÃO DOS DISCÍPULOS E A NOSSA

ENCONTREI ESTE TEXTO E ACHEI MUITO OPORTUNO COMPARTILHÁ-LO COM TODOS:

A experiência de Deus deve nos desinstalar. Se nos reportarmos ao relacionamento de Jesus com seus discípulos, vamos ver que em um dado momento, Jesus os envia para a missão. Aqueles homens já haviam convivido com o Mestre, já conheciam sua proposta e estavam prontos, pois, para trabalhar com ele no anúncio do Reino.


Jesus vai iniciar o envio de seus apóstolos, proclamando que a messe é grande e os operários são poucos (Mt 9, 37). A seguir, continuando o relato de Mateus, no capítulo 10 do evangelho por ele escrito, Jesus passa a dar as recomendações sobre a missão: Ir as ovelhas perdidas...(Mt 10, 6) Curai os doentes, ressuscitai os mortos, expulsai demônios...(Mt 10, 8) Dê de graça, porque de graça recebeste...(Mt10, 8) Saudai as casas por onde entrares...(Mt 10, 13)Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas...(Mt 10, 16) Não vos preocupeis com o que falar...(Mt10, 19) O discípulo não está acima do seu mestre...(Mt10, 24) e, por fim, Não tenham medo! (Mt 10, 26-ss).


A missão proclamada por Jesus não parou no tempo histórico. Ainda hoje, homens e mulheres são chamadas para dar continuidade ao trabalho iniciado pelos doze apóstolos. Fruto da experiência pessoal de Deus, a missão deve ser alimentada por um discernimento que leve a uma tomada de consciência sobre onde Deus nos chama a servir mais e melhor, a fazer o bem mais universal, a potencializar nosso esforços a partir da doação concreta e real de nosso talentos.


A  Igreja nos convida a refletir sobre o papel de cada um de nós, enquanto povo de Deus em missão: missão transformadora da sociedade, das estruturas injustas, da vida do outro que anseia pela mensagem amorosa de Deus. Os conselhos que Jesus outrora deu aos seus discípulos são perfeitamente atuais para esses nossos tempos de individualismo, egoísmo e injustiça. Porém, voltando às palavras do evangelista, devemos ter sempre em mente as palavras com que Jesus inicia suas instruções: a messe é grande e os operários são poucos.


Cada um de nós é chamado a ser um desses operários. O exemplo da Igreja missionária deve ser um alerta para que assumamos o compromisso de testemunharmos a palavra de Deus diante de todos os povos e de todas as criaturas. Que o Senhor nos conceda a graça missionária de estarmos sempre atento à necessidade dos que sofrem, dos que têm fome e sede de justiça, dos excluídos de nossa sociedade e também incluídos que, mesmo não sofrendo a pobreza material, padecem com os males da alma.
Napoleão

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A ALEGRIA DE SER CATÓLICO

ESTE VÍDEO É PARA ESTIMULAR NOSSA VIVÊNCIA DE CATÓLICO:

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SER IDOSO OU SER VELHO?

1. Ser Idoso ou Ser Velho?

2. Você se considera uma pessoa idosa , ou velha ? E você que é jovem, como deseja chegar lá? Acha que é a mesma coisa? Pois então leia o depoimento de um idoso de oitenta anos:
3. Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme. Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina. Você é idoso quando pratica esportes, ou de alguma outra forma se exercita. É velho quando apenas descansa. Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.
4. O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.
5. Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.
6. O idoso se renova a cada dia que começa; o velho se acaba a cada noite que termina. O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina. O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte.
7. O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade. O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.
8. O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido. As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
9. Em resumo, idoso e velho , são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração. Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.
Napoleão