Diz certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Pode nos dizer como ?!.... - É simples - respondeu o velho - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.
Noite encantadora tivemos na Praça Dom Ferrão sábado à noite, em frente à nossa catedral.
De dia, ainda vislumbrando o que seria o show da inauguração das luzes natalinas, a chuva caía serena e calma pelas ruas. A dúvida sobre o tempo no horário previsto para o espetáculo trazia um pequeno temor de pai coruja, esperando pela primeira apresentação profissional de sua filha Fabiana num palco campanhense.
Enfim, o momento chegou. Da sacada de prédio do museu, nosso saudoso Ginásio São João, no escuro, abriram-se as portas e uma voz cheia de suavidade, aveludada, soprano, soou na noite. Parecia estar acompanhada de um coral harmônico de anjos louvando o nascimento do Salvador. Aos poucos, o som melodioso foi ocupando as ruas, gradativamente as luzes foram iluminando a igreja, o prédio do museu e a própria praça.
Até a lua, escondida na possibilidade de chuva, de repente se mostrou brilhante, iluminando os céus campanhenses.
Várias músicas abrilhantaram o evento. Um pai, uma mãe, irmãos, amigos, orgulhosos da Bia, deixaram algumas lágrimas de emoção correrem pelo rosto. Com certeza, os conterrâneos presentes se deixaram contagiar. Pura emoção, alegria e encantamento tomaram nossos corações, inebriaram nossas almas numa data tão importante, Natal, onde lembramo-nos do nascimento de Jesus, nosso Salvador.
Que beleza e que bálsamo para os ouvidos as canções que se desfilaram noite adentro pela nossa praça principal. No teclado, Fernando Zuben complementava o show com grande participação, mais a supervisão atenta de Mariana.
Inenarrável. Por mais palavras que procuro, o mais próximo que consigo chegar é dizer que estávamos diante de um lindo e doce coro de louvor, quando os anjos cantam para o Criador.
Napoleão
Outro dia, sonhei que estava sozinho sentado numa calçada, meditando sobre o verdadeiro sentido do Natal. O que é o Natal? Eu via as pessoas, mas elas não me viam. Entravam nas lojas, passavam depressa nas ruas, seus olhares mostravam ansiedade na busca por presentes para o dia festivo. Era dia, mas várias casas à noitinha acendiam as lâmpadas pisca-pisca, enfeitando a cidade. A praça ostentava um cenário imbatível de beleza com as luzes reluzindo pelas noites que antecediam a grande data.
Eu, sentado na calçada olhava, pensava: por que tudo isso? Quantos só pensam na comilança, presentes, bebidas e por aí afora.
Eu, quando menino, ouvira falar que aquele era o dia em que Papai Noel, em seu trenó puxado por renas, cruzava os céus distribuindo brinquedos a todas as crianças. Mas onde estão os presentes de tantas crianças pobres esparramadas pelo mundo?
Talvez Natal fosse um dia especial, em que as pessoas abraçassem seus familiares e fossem mais amigas umas das outras. Ou talvez fosse o dia da fraternidade e do perdão. Mas então por que tantos não recebem sequer um sorriso? Perguntava-me, com tristeza. E por que a polícia trabalha no Natal? Não devia ser assim... Imaginava que talvez o Natal fosse um dia mágico porque as pessoas enchem as igrejas em busca de Deus. Mas por que, então, não saem de lá melhores do que entraram? Assim, ia refletindo em meu devaneio. Debatia-me, na ânsia de compreender essa ocasião diferente. As casas iluminadas deixavam ecoar risos e gargalhadas, no entanto, os noticiários divulgavam tristezas, ódio, violência.
Neste instante, vi aproximar-se um homem... Era um belo homem... Não era gordo nem magro, nem alto nem baixo, nem branco, nem preto, nem pardo, nem amarelo ou vermelho. Era apenas um homem com olhos cor de ternura e um sorriso em forma de carinho que, numa voz em tom de afago, saudou-me: Olá, cara!
Oi!... respondi, meio tímido. E, com grande admiração, vi-o acomodar-se a meu lado, na calçada. Aceitei-o como amigo, num olhar. E atirei-lhe a pergunta que me inquietava e entristecia: Que é o Natal?
Ele, sorrindo ainda mais, respondeu-me, sereno: Meu aniversário.
Como assim? Perguntei, percebendo que ele estava sozinho. Por que você não está em casa? Onde estão os seus familiares? E ele me disse: Esta é a minha família, apontando para aquelas pessoas que andavam apressadas. E eu não compreendi. Você também faz parte da minha família... Acrescentou, aumentando a confusão na minha cabeça. Não conheço você! eu disse. Ele riu. Mas eu o conheço. E o amo... Tremi de emoção com aquelas palavras, na minha fragilidade humana. Você deve estar triste, comentei. Porque está sozinho, justo no dia do próprio aniversário...
Neste momento, estou com você! Respondeu-me, com um sorriso.
E conversamos...uma conversa de poucas palavras, muito silêncio, muitos olhares e um grande sentimento, naquela prece que fazia arder o coração e a própria alma.
A noite chegou... E as primeiras estrelas surgiram no céu. E conversamos... Eu e ele. E ele me falava e eu o entendia. E eu o sentia. E eu o amava... Eu era as cordas e ele o violão e entre nós se fez a melodia ... Sorri. A noite já havia caído. Já era quase madrugada, enquanto piscavam as luzes que iluminavam as casas, ele se ergueu e eu adivinhei que era a despedida. E eu suspirava, de alma renovada.
Abracei-o pela cintura e lhe disse: Feliz aniversário! Ele abraçou-me, com seus braços fortes, tão fortes quanto a paz, e disse-me: Presenteie-me compartilhando este abraço com a minha família, que também é sua... Ame-os com respeito. Respeite-os com ternura, com carinho e amizade. E tenha um feliz Natal! E porque eu não queria vê-lo ir-se embora, saí correndo em disparada pela rua. Abandonei-o, levando-o para sempre no mais íntimo do coração...
E saí em busca de braços que aceitassem os meus... Ele desapareceu. Mas fiquei com a certeza de que ele sempre está comigo, e não apenas nas noites de Natal... Sorri novamente... pois agora eu sei quem Ele é. É Jesus... E é por causa Dele que existe o Natal, uma data de renovar esperanças, sonhos e fé. Um dia de emoção, união, confraternização, perdão, harmonia. O natal foi o nascimento de um homem simples, porém dono do poder, criador do universo, capaz de fazer milagres, transformar vidas, conhecer cada coração e nos amar como ninguém... Um homem que é real, verdadeiro, Ele é o próprio Natal, é a luz que ilumina o mundo, a estrela que brilha na nossa escuridão.
Ele é repleto de amor, e está pronto a nos dar paz, alegria esperança, amor, perdão e cura. Ele não é apenas um dia, Ele é todos os dias. Ele é único, digno de honra, glória e dono de todo o poder, capaz de realizar sonhos, fazer milagres e nos dar forças para vencer a cada dia do ano.Feliz Natal a todos vocês que prestigiam o blog.
Napoleão
Mudando nosso assunto, achei relevante falar desse mineral que tem importância imensa para uma vida saudável.
O Magnésio é um mineral da maior importância para o funcionamento adequado do organismo. É um dos minerais mais abundantes no corpo humano (em média 25g), localizado cerca de 70% no tecido ósseo e o restante nos tecidos moles (músculos, tecido nervoso, vísceras), no fluído extracelular e secreções digestivas. É vital para o metabolismo do Cálcio, da vitamina C, Fósforo, Sódio e do Potássio. Atua para a formação de mais de 300 diferentes enzimas em nosso organismo e tem papel fundamental na produção, armazenamento e liberação de energia da célula. Nenhuma proteína é formada em nosso corpo, a partir dos aminoácidos, sem a presença adequada de Magnésio. É necessário para os principais processos biológicos, inclusive o metabolismo da glicose e a sínteses de ácidos nucléicos. O magnésio tem um papel importante na contração muscular, sendo considerado também um mineral anti-stress, antiinflamatório, anti-trombótico e protetor cardiovascular.
O Magnésio Aminoácido Quelato representa um avanço extraordinário na fisiologia nutricional para otimizar a absorção do mineral Magnésio pelas células. Também atua, mas com perda, os sais de Magnésio na forma de cloretos, sulfatos, etc., os quais são desmembrados no estômago pela ação do ácido clorídrico e enzimas, liberando o mineral Magnésio, o qual ionizado, reage com substâncias existentes no trato digestivo, formando compostos que não são absorvidos pelas células, sendo assim perdas consideráveis do Magnésio ingerido da ordem de mais de 75%.
O magnésio é recomendando para jovens e idosos de ambos os sexos, para as pessoas que praticam exercícios físicos. Um nível baixo de magnésio no organismo resulta em queda no rendimento físico devido à diminuição da produção dessa energia. Mesmo as pessoas que não praticam ginástica ou atividade física regular, mas sejam propensas à falta de disposição ou cansaço freqüentes, podem estar com alguma carência de Magnésio, principalmente no caso dos idosos.
Atua no sistema cardiovascular. A ação do magnésio sobre a energia do coração é tão importante que ele tem sido prescrito como preventivo ideal dos ataques cardíacos e ainda regulariza a pressão arterial.
Melhora o transito intestinal, com ação benéfica sobre o fígado e a vesícula e todo o complexo gastrointestinal, evita lesões gástricas, intestinais e hepáticas. Regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas. Por sua vez, o Magnésio, o manganês, o Zinco e as Vitaminas B3 e B6 atuam para equilibrar o sistema nervoso, contrariando o “stress” e ajudando assim a regularização dos hormônios.
Contribui para o funcionamento adequado da próstata, glândula formada em grande parte por fibras musculares que necessita de magnésio para suas contrações normais, ao passo que o zinco favorece o funcionamento das glândulas sexuais. Portanto, a ação conjunta de ambos ajuda para a atividade adequada da próstata, contrariando a disfunção que ocasiona a sua hipertrofia.
Melhora o sono, dando uma sensação geral de bem estar. Combate a tensão nervosa, o “stress” e depressão. Atua para boa elasticidade das fibras musculares, evitando cãibras e dores musculares. Fundamental na formação do colágeno para manter a pele saudável.
O magnésio é um dos principais fatores de ativação de receptores de insulina, o hormônio que converte açúcar em energia e o coloca dentro da célula. Sem ele, o carboidrato sobra no sangue e não é aproveitado direito. Ou seja, esse nutriente é essencial para afastar o diabete e a própria síndrome metabólica. Para reforçar a lista de benefícios, um novo estudo comprova que o déficit desse nutriente acelera o envelhecimento.
O magnésio e o manganês são fundamentais para a formação do Colágeno em nosso organismo. O Colágeno é de suma importância para a constituição da cartilagem dos discos vertebrais da coluna. Também para a formação das membranas que recobre os ossos nas articulações. Com isto são evitados problemas de artrose na coluna (bicos de papagaio, dores) e outros nas articulações como bursite, esporão do calcâneo, entre outras. Atua ainda no aparelho urinário, Diminuindo ou fazendo desaparecer as micções noturnas freqüentes devidas a perturbações urinarias da bexiga e de origem prostática.
Ufa!Esse mineral é realmente essencial! Mas para tê-lo com tranqüilidade, é preciso suplementos no nosso dia a dia, pois o solo de hoje é pobre de magnésio, os alimentos, por conseguinte, não nos proporciona a devida quantidade. Portanto, suplementá-lo é necessário para uma vida bem mais saudável.
Se houver excesso, prejudica o organismo, mas sua carência causa fadiga, irritabilidade, alterações neuromusculares, fraqueza, câimbra, arritmia cardíaca, prejudica a absorção do cálcio, entre tantas outras coisas e doenças. VEJAM:
QUANTIDADE DE MAGNÉSIO Aveia ..............119 mg Arroz integral ......59 mg Queijo tofu ....... 38 mg Milho ..................33 mg em 100 gramas RECOMENDAÇÃO DIÁRIA homem ............. 420 mgmulher ..de 300 a 320 mg criança (varia de acordo com a idade).. de 80 a 130 mgNapoleão