Mudando nosso assunto, achei relevante falar desse mineral que tem importância imensa para uma vida saudável.
O Magnésio é um mineral da maior importância para o funcionamento adequado do organismo. É um dos minerais mais abundantes no corpo humano (em média 25g), localizado cerca de 70% no tecido ósseo e o restante nos tecidos moles (músculos, tecido nervoso, vísceras), no fluído extracelular e secreções digestivas. É vital para o metabolismo do Cálcio, da vitamina C, Fósforo, Sódio e do Potássio. Atua para a formação de mais de 300 diferentes enzimas em nosso organismo e tem papel fundamental na produção, armazenamento e liberação de energia da célula. Nenhuma proteína é formada em nosso corpo, a partir dos aminoácidos, sem a presença adequada de Magnésio. É necessário para os principais processos biológicos, inclusive o metabolismo da glicose e a sínteses de ácidos nucléicos. O magnésio tem um papel importante na contração muscular, sendo considerado também um mineral anti-stress, antiinflamatório, anti-trombótico e protetor cardiovascular.
O Magnésio Aminoácido Quelato representa um avanço extraordinário na fisiologia nutricional para otimizar a absorção do mineral Magnésio pelas células. Também atua, mas com perda, os sais de Magnésio na forma de cloretos, sulfatos, etc., os quais são desmembrados no estômago pela ação do ácido clorídrico e enzimas, liberando o mineral Magnésio, o qual ionizado, reage com substâncias existentes no trato digestivo, formando compostos que não são absorvidos pelas células, sendo assim perdas consideráveis do Magnésio ingerido da ordem de mais de 75%.
O magnésio é recomendando para jovens e idosos de ambos os sexos, para as pessoas que praticam exercícios físicos. Um nível baixo de magnésio no organismo resulta em queda no rendimento físico devido à diminuição da produção dessa energia. Mesmo as pessoas que não praticam ginástica ou atividade física regular, mas sejam propensas à falta de disposição ou cansaço freqüentes, podem estar com alguma carência de Magnésio, principalmente no caso dos idosos.
Atua no sistema cardiovascular. A ação do magnésio sobre a energia do coração é tão importante que ele tem sido prescrito como preventivo ideal dos ataques cardíacos e ainda regulariza a pressão arterial.
Melhora o transito intestinal, com ação benéfica sobre o fígado e a vesícula e todo o complexo gastrointestinal, evita lesões gástricas, intestinais e hepáticas. Regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas. Por sua vez, o Magnésio, o manganês, o Zinco e as Vitaminas B3 e B6 atuam para equilibrar o sistema nervoso, contrariando o “stress” e ajudando assim a regularização dos hormônios.
Contribui para o funcionamento adequado da próstata, glândula formada em grande parte por fibras musculares que necessita de magnésio para suas contrações normais, ao passo que o zinco favorece o funcionamento das glândulas sexuais. Portanto, a ação conjunta de ambos ajuda para a atividade adequada da próstata, contrariando a disfunção que ocasiona a sua hipertrofia.
Melhora o sono, dando uma sensação geral de bem estar. Combate a tensão nervosa, o “stress” e depressão. Atua para boa elasticidade das fibras musculares, evitando cãibras e dores musculares. Fundamental na formação do colágeno para manter a pele saudável.
O magnésio é um dos principais fatores de ativação de receptores de insulina, o hormônio que converte açúcar em energia e o coloca dentro da célula. Sem ele, o carboidrato sobra no sangue e não é aproveitado direito. Ou seja, esse nutriente é essencial para afastar o diabete e a própria síndrome metabólica. Para reforçar a lista de benefícios, um novo estudo comprova que o déficit desse nutriente acelera o envelhecimento.
O magnésio e o manganês são fundamentais para a formação do Colágeno em nosso organismo. O Colágeno é de suma importância para a constituição da cartilagem dos discos vertebrais da coluna. Também para a formação das membranas que recobre os ossos nas articulações. Com isto são evitados problemas de artrose na coluna (bicos de papagaio, dores) e outros nas articulações como bursite, esporão do calcâneo, entre outras. Atua ainda no aparelho urinário, Diminuindo ou fazendo desaparecer as micções noturnas freqüentes devidas a perturbações urinarias da bexiga e de origem prostática.
Ufa!Esse mineral é realmente essencial! Mas para tê-lo com tranqüilidade, é preciso suplementos no nosso dia a dia, pois o solo de hoje é pobre de magnésio, os alimentos, por conseguinte, não nos proporciona a devida quantidade. Portanto, suplementá-lo é necessário para uma vida bem mais saudável.
Se houver excesso, prejudica o organismo, mas sua carência causa fadiga, irritabilidade, alterações neuromusculares, fraqueza, câimbra, arritmia cardíaca, prejudica a absorção do cálcio, entre tantas outras coisas e doenças. VEJAM:
QUANTIDADE DE MAGNÉSIO
Aveia ..............119 mg Arroz integral ......59 mg Queijo tofu ....... 38 mg Milho ..................33 mg em 100 gramas
RECOMENDAÇÃO DIÁRIA
homem ............. 420 mg
mulher ..de 300 a 320 mg
criança (varia de acordo com a idade).. de 80 a 130 mg
Napoleão
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário