quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

AMAR PARA ALÉM DO AGORA

Recebi hoje um texto do Pe. Zezinho que me vestiu como luvas de pelica, daquelas em couro delicado, macias, confortabilíssimas. Na verdade, caro padre, parece que fui eu quem escrevi o texto, pois identificou-se totalmente com escritos meus. Como é bom ver sua sensibilidade e capacidade de conhecer o tema! Vejam:


Os que se amam querem-se para além do corpo: são cúmplices de alma. Ele descobre nela o mistério e a importância de ser mulher, porque ela ou é, ou será mãe dos seus filhos. Ela descobre nele o mistério e a importância de ser homem, porque ele será ou é o pai dos seus filhos. O que os move não é apenas o prazer do sexo: é o prazer da pertença, da presença e da continuidade. Também há libido e desejo carnal, mas há um algo mais que transcende ao corpo, à libido e ao desejo. Para eles as palavras eu te amo, eu te quero, tem outra dimensão. Ela pode contar com ele para o que der e vier, ele conta com ela, sempre, para o que der e vier. Nem um, nem outro acham palavras para descrever o que realmente sentem um pelo outro, mas um sabe o que o outro sente. Toda essa gama se sentimentos duradouros que incluem confiança, esperança, perdão, admiração, desejo, eles condensam numa palavra: "amor". Assim se tratam. E quando são religiosos, atribuem a Deus a graça de um haver encontrado o outro. Num mundo de bilhões de pessoas, de repente os dois se acharam e de tal maneira se encaixaram que há séculos pareciam ter sido feitos um para o outro. Era alguém como ele que ela buscava, alguém como ela que ele buscava. Um dia, em algum lugar, em determinada circunstância, os dois olhares se cruzaram. Não se imaginam separados nunca mais, nem mesmo na eternidade. É por isso que amar é diferente. Isto que se vê nas capas de revistas de bancas, nos vídeos pornográficos, nos programas ousados de televisão, em novelas, nas praias e nas ruas é desejo oculto ou expresso de acasalamento momentâneo. Amar é outra coisa. Casais que se amam sabem a diferença. Os que descobrem que não se amavam e pessoas que jamais amaram, terão um pouco mais de dificuldade para entender esta relação. Por isso, é preciso ouvir os que amam. São donos de si mesmos, mas sabem que já não se pertencem. Amam-se porque um descobriu parte do mistério do outro! O que falta eles pretendem descobrir durante um longo casamento. O amor quando é amor, trabalha com o mistério do tempo...


Napoleão

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TRAGÉDIAS URBANAS

Fico muito irritado, quando ouço neste tempo de tragédias com as chuvas, ateus oportunistas perguntarem porque Deus, se existe, permite estes acontecimentos desastrosos. O pior é que muitos de nós crentes até torcemos o nariz meio que em dúvida.
Deus não permite nada disso! Ele nos dá o livre arbítrio e o respeita. A culpa desses desastres naturais é dos homens, nossa. Ocupa-se irregularmente as encostas e as várzeas. Ilegalmente agridem o meio ambiente, danificam a natureza. Os governantes assistem a tudo e só faltam aplaudir, se não o fazem escondidos no banheiro.
E vemos todos os anos, no período das chuvas, as tragédias das enchentes e desmoronamentos se repetirem. Os mesmos especialistas, hidrólogos, geólogos, urbanistas repetem as soluções técnicas para enfrentar o problema. A mídia repete a ausência do planejamento e da prevenção aliada à falta de responsabilidade e “vontade política” dos governos. As autoridades repetem as mesmas desculpas: foram muitos anos de falta de controle sobre a ocupação do solo (como se atualmente esse controle estivesse sendo exercido), mas “fizemos e estamos fazendo…”. Todos repetem a irresponsabilidade dos que ocupam irregularmente as encostas e as várzeas dos rios. O pior é que a maioria está ali por falta de opção. E vêm esses que têm a coragem de dizer que Deus permite tudo isto? Poupem-nos de tamanha injustiça. Os responsáveis pelas tragédias urbanas são os que governam na corrupção e nada fazem direito e os que inadvertidamente constroem onde não devem. Temos aí uma mistura de desconhecimento, ignorância e CINISMO.
Há um evangelho que traduz bem essas calamidades e irresponsabilidades, São Mateus 7, 21-19: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.” É bom acrescentar, quem tem ouvidos para ouvir, que ouçam.
Napoleão

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NOSSOS QUARENTA E DOIS ANOS DE CASAMENTO:BODAS DE PRATA DOURADA

Encontrei este texto na Internet e o adaptei para mim e Cleusa:

Este é o nosso amor:
Se a tua alma sempre me seguiu,
A minha sempre te esperou.
Se a tua alma sempre me acolheu,
A minha sempre te amparou.
Se a tua alma sempre me serviu,
a minha sempre te embalou.
Se a tua alma sempre me sorriu,
A minha sempre te abraçou.
Se a tua alma sempre me sonhou,
A minha sempre, sempre te amou.
Almas que se encontram nunca se sentirão sozinhas, porque entenderão por si mesmas a infinita necessidade que têm uma da outra para toda a eternidade.
Por isto, sempre digo sobre o nosso amor, que não seja infinito enquanto dure, como disse Vinicius, mas que dure por todo o infinito.
Você, minha alma gêmea, te amo!

Napoleão




















domingo, 1 de janeiro de 2012

MINHA MENSAGEM PARA 2012

Queridos amigos e amigas,
2011 terminou e com ele fica para trás mais uma história que ajudamos a escrever em 365 dias, pois afinal cada um de nós somos protagonistas desta novela da vida real.
Espero que ao olharmos para trás possamos ver linhas que foram escritas com muito amor e sempre dando o melhor de cada um de nós. É bem verdade que vamos encontrar algumas rasuras, onde erramos e onde tentamos consertar algumas coisas, mas isso também é muito bom, pois faz parte do nosso crescimento.
Agradeço a Deus que colocou cada um de vocês em minha vida permitindo-nos compartilhar sua presença e muitas experiências, onde um sempre tem algo a aprender com o outro. Que tenhamos sido sábios absorvendo tal qual uma esponja seca tudo aquilo que Deus quis nos ensinar através delas.
O ano acabou e louvamos ao Senhor nosso Deus pelo seu infinito amor com que nos amou. Realizamos muitas coisas, outras ficaram como planos, mas nossa esperança e o exemplo de Jesus nos impulsionam para frente.
Da mesma forma que ao olharmos para trás, lembramo-nos das coisas boas que aconteceram em nossas vidas, apesar das dificuldades passadas, vemos se iniciar um novo ano pela frente. 2012 está aí. É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes. Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude. Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. É hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Sem, no entanto, esquecermo-nos de que sempre é tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é, que faz e nunca por aquilo que possui. Portanto, amigos, aproveitem este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
Que Deus em Cristo abençoe todos vocês e suas famílias!
Meu grande e forte abraço!
Napoleão