
Refletindo o evangelho de Marcos 13, 33-37, a mensagem é clara e penetrante, “Cuidado! Ficai atentos, pois não sabeis quando chegará o momento. O que vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13, 33 e 37). Já se vive os últimos tempos. É o tempo do amor e da paz, é o momento do encontro com Jesus.
A tônica do Advento é a vigilância para o reconhecimento de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, entre nós. Os evangelhos deixam transparecer que os próprios discípulos que conviveram com Jesus, marcados pela cultura e religião da época, foram lentos em compreendê-lo. Os que permanecem dormindo não reconhecem o tempo de Jesus que vem ao seu encontro.
O mundo em que vivemos é envolvido por uma onda ideológica e eletromagnética que, como uma rede, mantém retidos a muitos em suas malhas. Onda de falsos valores em torno do "ficar rico", individualizando as pessoas e desprezando os pobres e pequeninos. Esses falsos valores são amplamente divulgados pelas das TVs que atravessam todas as paredes, como pela mídia em geral.
O desrespeito à dignidade humana gera a onda crescente de violência. Estar vigilantes é escapar das malhas dos poderosos deste mundo e reconhecer e aderir à mensagem libertadora e vivificante de Jesus que vem ao nosso encontro. É comprometer-se, alegres, com a prática da justiça, conforme os caminhos de Deus. O ano que desponta é o tempo da construção do mundo novo possível, pois é fiel o Deus que nos chama para realizar tal sonho.
Napoleão